segunda-feira, 31 de março de 2008

Um evangelho empreendedor

Lucas 1, 1 Tendo, pois, muitos empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram, 2 segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio e foram ministros da palavra, 3 pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelentíssimo Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio, 4 para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado.

Ao começar sua narrativa Lucas descreve que muitos já haviam empreendido escrever os fatos descritos no seu evangelho, em outras versões diz que muitos se esforçaram em por em ordem essa narrativa. Todo empreendedor precisa se esforçar para realizar os projetos com os quais sonha. Três pontos básicos descritos por Lucas nesses versos mostram o cuidado que devemos ter para realização de projetos.


1º Objetivos claramente definidos serão como degraus para se alcançar o alvo.

Lucas decidiu descrever os fatos para a instrução de Teófilo, que significa amigo de Deus. “para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado.”
Os objetivos claros determinam o sucesso de um projeto.
É importante seguirmos passo a passo, subir um degrau por vez, a fim de alcançarmos nosso objetivo e realizarmos nosso sonho. Muitos têm grandes sonhos, mas não os realizam, pois olham para o topo e desistem por não poderem alcançar, olhe para os degraus, e suba um por um.
Para tomar uma decisão em realizar um projeto para Deus você precisa estar certo do quanto vai ser preciso empenhar para alcançar o êxito, quanto esforço será necessário no corpo, na alma e no espírito, caso contrário você desistirá no meio do caminho.
Descreva o passo a passo para realização dos seus sonhos. Não tente ir ao topo de uma vez, ainda que você consiga seu projeto pode não ficar excelente, e isso causa frustração, procure ser pleno.


2º Pesquisa e planejamento são fundamentos essenciais para que todo projeto seja concluído com êxito.

“havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio”
A pesquisa é muito importante para nos certificarmos de toda a informação que achamos conhecer. Durante a pesquisa podemos descobrir que estamos certos, ou não tão certos, ou completamente errados. Veja se o projeto a ser desenvolvido está no foco certo, se a equipe está preparada, se os recursos são suficientes, se houveram tentativas anteriores, se funcionou, ou o que deu errado. Pergunte e peça opinião às pessoas certas. Ao compartilhar seus projetos com pessoas erradas você pode estar enterrando todas as possibilidades de realização do seu projeto.
Faça o levantamento de tudo que será necessário.
Mateus14: 28 Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? 29 Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, 30 dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar.
31 Ou qual é o rei que, indo à guerra a pelejar contra outro rei, não se assenta primeiro a tomar conselho sobre se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil?
32 De outra maneira, estando o outro ainda longe, manda embaixadores e pede condições de paz.


3º O momento conveniente define o tempo do êxito.

“pareceu-me também a mim conveniente”
Conveniente nos remete a oportunidade. Não deixe as oportunidades passarem por você, aproveite-as. Também não podemos ser apressados, conveniente também nos remete ao momento certo. Nem sempre boas oportunidades aparecem no melhor momento. Uma grande oportunidade no momento errado pode ser destrutiva aos seus objetivos.
Procure analisar cada oportunidade claramente, submeta-a a balança das vantagens e desvantagens.
Nunca aproveite uma oportunidade se ela não é digna, ou de maneira indigna a um servo de Deus.
1 Samuel 24:4a Então eles disseram a Davi: —Esta é a sua oportunidade!
Davi não aproveitou a oportunidade para vencer o rei Saul que o perseguia, mas aproveitou a oportunidade para mostrar sua fidelidade apresentando-lhe apenas um pedaço da capa.


Precisamos submeter nossos projetos à vontade de Deus:

Tiago 4, 13 Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. 14 Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. 15 Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.

Que o Senhor te abençoe na realização dos projetos e sonhos que ele tem colocado em seu coração.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito top o blog, conteúdo muito bacana e edificante, que a cada dia Deus te abençoe sempre, nessa sua caminhada de ideias e opiniões através do blog...
Graça e paz.

Últimos Comentários