sexta-feira, 7 de março de 2008

A procura de um amigo

Observando as vidas de Saul e Davi, percebo uma importante diferença, ser simplesmente servo e ser amigo de Deus.

O pecado de Saul (1 Samuel 13), quando ele ofereceu o holocausto, mostrava a tamanha distância em que ele se encontrava de Deus, não tinha mais paciência para esperar, suas atitudes foram por si só, buscando seus interesses pessoais de vitória diante dos inimigos. A primeira preocupação de Deus não é se estamos tendo vitória sobre nossos inimigos, é se somos amigos dEle, se o conhecemos. Lucas 10,20: Mas não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos, antes, por estar o vosso nome escrito nos céus.

Podemos ver em 1 Samuel 14: 24-46 o quanto o relacionamento de Saul com seu filho Jônatas era distante. O posicionamento de Saul era reprovável aos olhos do filho:
verso 29: Então, disse Jônatas: Meu pai tem turbado a terra; ora, vede como se me aclararam os olhos por ter provado um pouco deste mel.

Saul não era intimo de Deus, apenas o servia por suas próprias convicções, era julgador, e legalista: 43 Disse, então, Saul a Jônatas: Declara-me o que tens feito. E Jônatas lho declarou e disse: Tão-somente provei um pouco de mel com a ponta da vara que tinha na mão; eis que devo morrer? 44 Então, disse Saul: Assim me faça Deus e outro tanto, que com certeza morrerás, Jônatas.

A pergunta de Jônatas a Saul mostra a frustração de um filho que não tem o carinho nem a amizade do pai: “Tão-somente provei um pouco de mel com a ponta da vara que tinha na mão; eis que devo morrer?” A falta de conhecimento de Deus e o apegar-se ao extremismo religioso, fazem com que nossos filhos, discípulos, esposas queiram não ser iguais a nós, porque o extremista religioso não é igual a Deus.

Então Jônatas fica sozinho a procura de um amigo, e finalmente o encontra quando um jovem pastor de ovelhas, mostrar o caráter de um amigo de Deus.

Jônatas observa quando Davi chega ao palácio para tocar harpa, e o espírito mau sai de Saul. Começa a perceber o prazer com que Davi servia a Saul, fazendo com que esse homem rude fosse capaz de amar (1 Samuel 16: 18-23).

Davi assume a posição de homem de Deus ao enfrentar o gigante Golias “Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?(1Samuel 17,26)”. Jônatas observa sua coragem, seu amor pelo Deus de Israel, talvez se lembrando do dia em que ele mesmo entrou com seu pajem de armas no meio da guarnição dos filisteus para dar vitória a seu povo (1 Samuel 14, 12-15).

Davi em momento algum se reveste como Saul, nega usar sua armadura, sua maneira de lidar com as situações difíceis, sua forma de lidar com as pessoas, Davi é diferente, ele age da maneira como Deus lhe ensinou, não é influenciado, Davi influencia. (1 Samuel 17, 38-40).

1 Samuel 17: 57 Voltando, pois, Davi de ferir o filisteu, Abner o tomou consigo e o trouxe à presença de Saul, trazendo ele na mão a cabeça do filisteu. 58 E disse-lhe Saul: De quem és filho, jovem? E disse Davi: Filho de teu servo Jessé, belemita.
1 Samuel 18:1 E Sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou como à sua própria alma. 2 E Saul, naquele dia, o tomou e não lhe permitiu que tornasse para casa de seu pai. 3 E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma. 4 E Jônatas se despojou da capa que trazia sobre si e a deu a Davi, como também as suas vestes, até a sua espada, e o seu arco, e o seu cinto.

Jônatas encontrou o amigo que procurava. Alguém segundo o coração de Deus, um homem valente e corajoso, que não se permite ser influenciado, mas tem caráter firme.

Mesmo quando Saul começa a perseguir a Davi (1Samuel 19,1), Jônatas não nega a amizade, e protege Davi. Amigos não abandonam um ao outro, mesmo nos momentos mais difíceis, antes abrem mão de tudo, até mesmo da própria vida. Provérbio 17:17 Em todo o tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão.

João 15:13 Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.

O amor de Deus por nós é assim, Ele deu sua vida por nós, e espera que entreguemos nossa vida por ele. Romanos 8:36a Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia.

Nos momentos mais difíceis os muitos amigos podem faltar, a família, o apoio, mas o Senhor nunca falta. Ele é o amigo mais chegado do que um irmão.

Provérbios 18:24 O homem que tem muitos amigos pode congratular-se, mas há amigo mais chegado do que um irmão.

Você já aprendeu a ser um amigo de Deus, e deixar ele ser seu maior amigo? Deus deseja que sejamos amigos dEle.

João 15:15 Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.

2 comentários:

Priscilla disse...

Deus é sem dúvidas nosso melhor amigo, aquele que nunca falta. Mas ele também nos fez seres sociais (porque Ele mesmo é assim), e derrama as suas bençãos quando os irmãos vivem unidos. Ter um amigo à semelhança de Davi e Jônatas é uma benção.

Abraços.

http://beadisciple.wordpress.com

Anônimo disse...

gostei da mensagem sobre A procura de um amigo de 07-03-2008 e gostaria de saber se tem algum estudo recente, me envie vera-lucia-caetano@hotmail.com

Últimos Comentários