sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

A matemática da vida


Salmos 90:12 Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.

Em períodos como esse, preparativos para as festas de final de ano, onde muitos estão fazendo planos para o futuro, outros frustrados por não terem alcançado o que almejaram, são momentos onde falhamos na matemática da vida. Mas qual é a fórmula para alcançar o sucesso? Se todos soubessem o mundo seria muito melhor.

A matemática da vida é dada por Deus aos homens, a sabedoria criada por ele. Segundo ela mesma, “Drª Sabedoria”, os que a encontram, encontram a vida e alcançam o favor do Senhor (Provérbios 8,35).

A matemática da vida é a base para ciências mais específicas, a “Drª Sabedoria”, formada em arquitetura, era aluno de Deus e o auxiliava na criação do mundo (Provérbios 8,30 Revista Corrigida). Realmente ela tem um currículo admirável, para não dizer invejável.

Provérbios 8:

No poder executivo:

v15 Por meu intermédio, reinam os reis, e os príncipes decretam justiça.

No Legislativo e judiciário:

v16 Por meu intermédio, governam os príncipes, os nobres e todos os juízes da terra.

No mercado financeiro, compra e venda de ações e aplicações:

v18 Riquezas e honra estão comigo, bens duráveis e justiça.

v19 Melhor é o meu fruto do que o ouro, do que o ouro refinado; e o meu rendimento, melhor do que a prata escolhida.

Honestidade e compromisso com o cliente:

v20 Ando pelo caminho da justiça, no meio das veredas do juízo,

v21 para dotar de bens os que me amam e lhes encher os tesouros.

Consultoria:

A “Drª Sabedoria” oferece um serviço de consultoria que está disponível gratuitamente: Provérbios 8:17Eu amo os que me amam; os que me procuram me acham.

Tiago 1:5 E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada.

A dica principal então é irmos diretamente ao professor, e pedir a ele uma porção desse conhecimento, dessa sabedoria, quantos não gostariam de crescer como a “Drª Sabedoria”, mas para isso temos que aprender com Deus a matemática da vida.

1º Precisamos aprender a contar com Deus.

Salmos 90:12 Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.

É difícil entender, pois saber que 1+1=2, isso é fácil, mas entender que contar dias+dias=coração sábio, isso é incomum. Ano após ano muitos cometem os mesmos erros, ou simplesmente continuam fazendo “nada” para mudar de vida, nesse aspecto a matemática da vida criada por Deus concorda com a nossa lógica, pois nada+nada=nada. Gálatas 6:7 Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Então quando ouvir a voz de Deus te ensinando não endureça seu coração (Hebreus 3,15).

2º Entenda que as contas de Deus são justas:

Daniel 5:27 TEQUEL: Pesado foste na balança e achado em falta.

Deus considera nossas ações, se são retas diante de seus olhos ou não, todas elas são pesadas na balança de Deus. Não queira ser achado em falta.

Eclesiastes 11:9 Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas.

Use uma balança justa, não tente enganar-se com duas medidas. Não seja justo a seus próprios olhos, e não julgue seu próximo com um peso maior, pois com a mesma medida que medires vos medirão também (Mateus 7:2).

3º O seu dinheiro não pode te levar ao sucesso:

1 Timóteo 6:10 Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.

Todo o dinheiro que uma pessoa possa juntar não trará a ela a felicidade, mas tormentos e dores. Nem mesmo poderá comprar a sabedoria que é dom de Deus para os que o amam (1 Coríntios 2:7 e 12:8). Veja o que diz os textos:

Atos 8:20 “...O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois julgaste adquirir, por meio dele, o dom de Deus.

Mateus 6:24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.

Mateus 6:33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

4º Coloque seus projetos na dependência de Deus, você não sabe o dia de amanhã:

Tiago 4:13 Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros.

14 Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. 15 Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.

Muitas pessoas tem sido frustradas por confiarem em homems, no mercado de ações, no sócio, no patrão, no lucro da empresa, na sua própria capacidade de administrar. A sabedoria de Deus vem do alto, independe de nossa capacidade, a sabedoria de Deus já existia muito antes de nossa capacidade se desenvolver. Queira aprender com Deus, e ser dependente dele.

5º O pouco com Deus é muito, e o muito sem Deus dura pouco.

João 6:9 Está aí um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas isto que é para tanta gente?10 Disse Jesus: Fazei o povo assentar-se; pois havia naquele lugar muita relva. Assentaram-se, pois, os homens em número de quase cinco mil. 11 Então, Jesus tomou os pães e, tendo dado graças, distribuiu-os entre eles; e também igualmente os peixes, quanto queriam. 12 E, quando já estavam fartos, disse Jesus aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca. 13 Assim, pois, o fizeram e encheram doze cestos de pedaços dos cinco pães de cevada, que sobraram aos que haviam comido.

Aprenda isso, há um poder em Deus para multiplicar os recursos, e ainda sobejar. Mas isso é para a glória de Deus, dependa dele e você viverá milagres, depender e confiar em Deus é uma atitude de fé.

Não despreze os pequeninos perto de você, Deus pode usá-los para alimentar multidões, enquanto você fica atônito sem prosperar. Não queira ser grande diante de Deus, seja pequeno e usado por ele para fazer coisas grandes.

5º O desgaste do dia-a-dia impede o seu sucesso, conte com Deus para lhe fortalecer:

Mateus 11:29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma.

Eclesiastes 5:19 Quanto ao homem a quem Deus conferiu riquezas e bens e lhe deu poder para deles comer, e receber a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de Deus.

Não corra para ajuntar riquezas, não perca a sua alma, a sua paz, peça a Deus o dom que só ele pode dar, “o poder de comer, receber e ser feliz com seu trabalho”.

Marcos 8:36 Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?

6º Para ganhar em Deus é necessário perder por amor a Ele.

Mateus 16:25 Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á.

Não perca sua vida tentando ser feliz, entregue sua vida a Jesus e encontre o verdadeiro caminho para a felicidade em Deus. João 14:6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. Na lógica humana todos os caminhos levam a Deus, mas isso não é verdade. Pensando em um mundo redondo pode parecer que sim, mas olhando para um universo infinito, pergunto a você: Para onde ir? Siga o caminho, a verdade e a vida. Nós nada sabemos acerca de direção, quando muitos ainda achavam que a terra era quadrada, veja o que já dizia as escrituras:

Isaías 40:22a Ele é o que está assentado sobre o globo da terra;

Deus já te deu o maior presente que você poderia ganhar: João3:16 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Receba esse presente, que é o amor de Deus em Jesus Cristo, e seja feliz.

1 Coríntios 15:58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.

Continue firme com sabedoria na matemática da vida que Deus preparou para você, e o seu trabalho no Senhor não será vão, mas terá sucesso.

Salmos 90:12 Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.

Que seus dias e anos sejam vividos na sabedoria de Deus, e que na matemática da vida você alcance os resultados positivos que espera. Conte com Deus e siga firme e constante para o alvo, pois nEle o nosso trabalho não é vão.

Graça, paz e misericórdia em Cristo nos sejam multiplicadas.

Um abraço, Reinam.

Nenhum comentário:

Últimos Comentários