quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

O pão nosso de cada dia dá-nos hoje.

Mateus 4, 4 Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.

Podemos ver nesse texto duas necessidades do homem, o alimento natural, pão, e o alimento espiritual, palavra de Deus.


1º Deus quer que sejamos dependentes dele:

Ao referenciar o texto com o termo “está escrito”, Jesus não só está utilizando a palavra de Deus a seu favor na luta contra o diabo, mas está revelando o desejo do coração de Deus, cumprindo essa verdade em sua vida. Ser dependente de Deus.

Esse texto foi relatado em Deuteronômio 8: 3 Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do SENHOR viverá o homem.

O povo de Deus estava sendo levado por Deus há uma terra que era muito prospera. Lê-se na continuação que era uma terra rica em metais, ribeiros de águas, fontes, mananciais profundos, era uma terra produtiva, terra de trigo e cevada, de vides, figueiras e romeiras; terra de oliveiras, de azeite e mel, eles comeriam o pão sem escassez e nada lhes faltaria nela. Mas queria lhes ensinar, e gravar bem em seus corações que o Senhor é quem lhes estava levando a essa terra, a fim de que tendo alcançado prosperidade, casas, e multiplicado suas fazendas e finanças, não se ensoberbecessem e dissessem: “A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas”.

Deus bem sabe de tudo que precisamos, e certamente nos suprirá em todas essas necessidades, mas deseja que sobre tudo busquemos o seu reino sobre nós, e sejamos dependentes do seu amor. Veja o texto:

Mateus 6: 31 “Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? 32 Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; 33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

Precisamos buscar o reinado do Senhor sobre nossas vidas. Jesus continua ensinando que devemos ser dependentes de Deus sempre, a cada dia.

Em Mateus 6 10 venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; 11 o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; Jesus concluiu a oração dizendo: v 13 “...pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!” Ele não está ensinando que Deus vai nos dar tudo que quisermos, mas que precisamos pedir a Deus para sermos dependentes dEle, a cada dia.

Muitas vezes quando fazemos nossos planos e estamos buscando bênçãos materiais dizemos “A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas”. Com outras palavras: “eu quero isso”, ou “aquilo”, pois na nossa mente já está embutido o pensamento de que temos direito a tudo que quisermos desse mundo, é uma fortaleza que o diabo cria na mente, sofismas, falsas verdades. Os comerciais dizem isso o tempo todo, nós crescemos ouvindo os anúncios publicitários nos levando a pensar assim. Quantos adolescentes e jovens pensam “Eu vou trabalhar, e ter o meu dinheiro, e comprar o que eu quiser”. Esses tipos de pensamentos nos levam com atitudes a dizer o que Deus anunciou ao povo de Israel, que eles diriam: “A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas”.

Deus deseja que rejeitemos esse espírito de auto-suficiência, e sejamos dependentes dele. O diabo disse a Jesus: “Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães”. Jesus, porém, respondeu: “Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”. Jesus poderia transformar as pedras em pães, mas como homem não estaria sendo dependente de Deus, mas sim do poder de ser o unigênito Filho de Deus. Jesus não usou do seu poder para benefício próprio em momento algum, tudo que fez, foi para a edificação do reino de Deus.

É verdade que Deus tem uma prosperidade para o seu povo, porém ela vem quando somos fiéis a Deus mostrando com nossas atitudes que desejamos ser dependentes dEle, e essa prosperidade vai além de coisas materiais.

Romanos 14:17 Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.


2º Deus quer o reconhecimento de seu senhorio em nossas vidas.

Uma mulher cananéia pede a Jesus para que ele cure sua filha de um espírito maligno.

Mateus 15: 26 Então, ele, respondendo, disse: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. 27 Ela, contudo, replicou: Sim, Senhor, porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos. 28 Então, lhe disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres. E, desde aquele momento, sua filha ficou sã.

Reconhecer o senhorio de Jesus com humilhação é um grande passo para alcançar o seu favor. Aqui a mulher aceita ser o "cachorrinho", pois certamente o Senhor lhe supriria, ainda que com migalhas de sua mesa. Você está pronto para dizer a Jesus: “Tu és meu dono Senhor, faça de mim como quiseres”. O pão que essa mulher apreciou foi a libertação de sua filha, quem sabe apenas uma migalha se comparada a toda a felicidade que sua vida seria dali em diante.

Mateus 6:26 Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?

“Não somos muito mais do que cachorrinhos? Somos filhos, honremos ao nosso Pai, sejamos sujeitos ao seu amor”.

3º A palavras que falamos são mais importantes do que o pão que comemos.

Mateus 15:1 Então, chegaram ao pé de Jesus uns escribas e fariseus de Jerusalém, dizendo: 2 Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? Pois não lavam as mãos quando comem pão.

17 Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre e é lançado fora? 18 Mas o que sai da boca procede do coração, e isso contamina o homem.

Muitas pessoas sofrem nos relacionamentos com as pessoas que mais amam, por que não sabem dar o alimento primordial, o amor, o carinho, palavras de incentivo, correção também, é claro, mas com sabedoria que una as pessoas, que as aproximem de você, e não trazendo divisão e rancor, palavras que ferem e matam. Nicodemos era dos fariseus, Jesus falou a verdade para ele, “necessário é nascer de novo”, mas com amor, de maneira que aproximou Nicodemos, o qual defende a Jesus: “Nossa lei condena alguém sem antes o ouvir?”João 7: 50 a 52.


4º As atitudes que vivemos e palavras que falamos procedem das palavras que ouvimos.

Mateus 16: 6 E Jesus lhes disse: Vede e acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus. 7 Eles, porém, discorriam entre si, dizendo: É porque não trouxemos pão. 8 Percebendo-o Jesus, disse: Por que discorreis entre vós, homens de pequena fé, sobre o não terdes pão? 9 Não compreendeis ainda, nem vos lembrais dos cinco pães para cinco mil homens e de quantos cestos tomastes? 10 Nem dos sete pães para os quatro mil e de quantos cestos tomastes? 11 Como não compreendeis que não vos falei a respeito de pães? E sim: acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus. 12 Então, entenderam que não lhes dissera que se acautelassem do fermento de pães, mas da doutrina dos fariseus e dos saduceus.

Quando ouvimos palavras, assistimos programas, nos envolvemos em conversas que são fermento de fariseus, nos contaminamos com elas, e o pão que comemos é ruim.

Mateus 13:33 Disse-lhes outra parábola: O Reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado.

O pão é um alimento feito de farinha, água e fermento e assado no forno.

  • Que tipo de fermento tem o pão que você se alimenta? São palavras que edificam sua vida em Deus?

  • Com que tipo de farinha tem sido misturado o fermento? Joio ou trigo? Sementes que Deus plantou ou sementes que o inimigo plantou?

  • Misturadas em água limpa, potável, ou em águas amargas? Em palavras que limpam purificam, ou sujam sua alma de maldades?

  • Só vá para a fornalha se o quarto homem estiver contigo, porque a fornalha em que o joio será lançado queimará eternamente.

5º Jesus é o pão da vida, quem comer desse pão não perecerá.

Mateus 26:26 Enquanto comiam, tomou Jesus um pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo.

João 6:31 Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer pão do céu. 32 Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: não foi Moisés quem vos deu o pão do céu; o verdadeiro pão do céu é meu Pai quem vos dá. 33 Porque o pão de Deus é o que desce do céu e dá vida ao mundo. 34 Então, lhe disseram: Senhor, dá-nos sempre desse pão. 35 Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.

João 6:58 Este é o pão que desceu do céu, em nada semelhante àquele que os vossos pais comeram e, contudo, morreram; quem comer este pão viverá eternamente.

Isaías 55: 2 Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares.

Não perca tempo com o mundo, não gaste tempo com o mundo, você é peregrino nessa terra, faça tudo para glória de Deus, faça tudo como que para o Senhor. Coma do que Deus tem para sua vida, edifique-se na palavra de Deus, e certamente você se deleitará com finos manjares de Deus para sua vida.

Graça e paz, Reinam.

Nenhum comentário:

Últimos Comentários