sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

A matemática da vida


Salmos 90:12 Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.

Em períodos como esse, preparativos para as festas de final de ano, onde muitos estão fazendo planos para o futuro, outros frustrados por não terem alcançado o que almejaram, são momentos onde falhamos na matemática da vida. Mas qual é a fórmula para alcançar o sucesso? Se todos soubessem o mundo seria muito melhor.

A matemática da vida é dada por Deus aos homens, a sabedoria criada por ele. Segundo ela mesma, “Drª Sabedoria”, os que a encontram, encontram a vida e alcançam o favor do Senhor (Provérbios 8,35).

A matemática da vida é a base para ciências mais específicas, a “Drª Sabedoria”, formada em arquitetura, era aluno de Deus e o auxiliava na criação do mundo (Provérbios 8,30 Revista Corrigida). Realmente ela tem um currículo admirável, para não dizer invejável.

Provérbios 8:

No poder executivo:

v15 Por meu intermédio, reinam os reis, e os príncipes decretam justiça.

No Legislativo e judiciário:

v16 Por meu intermédio, governam os príncipes, os nobres e todos os juízes da terra.

No mercado financeiro, compra e venda de ações e aplicações:

v18 Riquezas e honra estão comigo, bens duráveis e justiça.

v19 Melhor é o meu fruto do que o ouro, do que o ouro refinado; e o meu rendimento, melhor do que a prata escolhida.

Honestidade e compromisso com o cliente:

v20 Ando pelo caminho da justiça, no meio das veredas do juízo,

v21 para dotar de bens os que me amam e lhes encher os tesouros.

Consultoria:

A “Drª Sabedoria” oferece um serviço de consultoria que está disponível gratuitamente: Provérbios 8:17Eu amo os que me amam; os que me procuram me acham.

Tiago 1:5 E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada.

A dica principal então é irmos diretamente ao professor, e pedir a ele uma porção desse conhecimento, dessa sabedoria, quantos não gostariam de crescer como a “Drª Sabedoria”, mas para isso temos que aprender com Deus a matemática da vida.

1º Precisamos aprender a contar com Deus.

Salmos 90:12 Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.

É difícil entender, pois saber que 1+1=2, isso é fácil, mas entender que contar dias+dias=coração sábio, isso é incomum. Ano após ano muitos cometem os mesmos erros, ou simplesmente continuam fazendo “nada” para mudar de vida, nesse aspecto a matemática da vida criada por Deus concorda com a nossa lógica, pois nada+nada=nada. Gálatas 6:7 Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Então quando ouvir a voz de Deus te ensinando não endureça seu coração (Hebreus 3,15).

2º Entenda que as contas de Deus são justas:

Daniel 5:27 TEQUEL: Pesado foste na balança e achado em falta.

Deus considera nossas ações, se são retas diante de seus olhos ou não, todas elas são pesadas na balança de Deus. Não queira ser achado em falta.

Eclesiastes 11:9 Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas.

Use uma balança justa, não tente enganar-se com duas medidas. Não seja justo a seus próprios olhos, e não julgue seu próximo com um peso maior, pois com a mesma medida que medires vos medirão também (Mateus 7:2).

3º O seu dinheiro não pode te levar ao sucesso:

1 Timóteo 6:10 Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.

Todo o dinheiro que uma pessoa possa juntar não trará a ela a felicidade, mas tormentos e dores. Nem mesmo poderá comprar a sabedoria que é dom de Deus para os que o amam (1 Coríntios 2:7 e 12:8). Veja o que diz os textos:

Atos 8:20 “...O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois julgaste adquirir, por meio dele, o dom de Deus.

Mateus 6:24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.

Mateus 6:33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

4º Coloque seus projetos na dependência de Deus, você não sabe o dia de amanhã:

Tiago 4:13 Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros.

14 Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. 15 Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.

Muitas pessoas tem sido frustradas por confiarem em homems, no mercado de ações, no sócio, no patrão, no lucro da empresa, na sua própria capacidade de administrar. A sabedoria de Deus vem do alto, independe de nossa capacidade, a sabedoria de Deus já existia muito antes de nossa capacidade se desenvolver. Queira aprender com Deus, e ser dependente dele.

5º O pouco com Deus é muito, e o muito sem Deus dura pouco.

João 6:9 Está aí um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas isto que é para tanta gente?10 Disse Jesus: Fazei o povo assentar-se; pois havia naquele lugar muita relva. Assentaram-se, pois, os homens em número de quase cinco mil. 11 Então, Jesus tomou os pães e, tendo dado graças, distribuiu-os entre eles; e também igualmente os peixes, quanto queriam. 12 E, quando já estavam fartos, disse Jesus aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca. 13 Assim, pois, o fizeram e encheram doze cestos de pedaços dos cinco pães de cevada, que sobraram aos que haviam comido.

Aprenda isso, há um poder em Deus para multiplicar os recursos, e ainda sobejar. Mas isso é para a glória de Deus, dependa dele e você viverá milagres, depender e confiar em Deus é uma atitude de fé.

Não despreze os pequeninos perto de você, Deus pode usá-los para alimentar multidões, enquanto você fica atônito sem prosperar. Não queira ser grande diante de Deus, seja pequeno e usado por ele para fazer coisas grandes.

5º O desgaste do dia-a-dia impede o seu sucesso, conte com Deus para lhe fortalecer:

Mateus 11:29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma.

Eclesiastes 5:19 Quanto ao homem a quem Deus conferiu riquezas e bens e lhe deu poder para deles comer, e receber a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de Deus.

Não corra para ajuntar riquezas, não perca a sua alma, a sua paz, peça a Deus o dom que só ele pode dar, “o poder de comer, receber e ser feliz com seu trabalho”.

Marcos 8:36 Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?

6º Para ganhar em Deus é necessário perder por amor a Ele.

Mateus 16:25 Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á.

Não perca sua vida tentando ser feliz, entregue sua vida a Jesus e encontre o verdadeiro caminho para a felicidade em Deus. João 14:6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. Na lógica humana todos os caminhos levam a Deus, mas isso não é verdade. Pensando em um mundo redondo pode parecer que sim, mas olhando para um universo infinito, pergunto a você: Para onde ir? Siga o caminho, a verdade e a vida. Nós nada sabemos acerca de direção, quando muitos ainda achavam que a terra era quadrada, veja o que já dizia as escrituras:

Isaías 40:22a Ele é o que está assentado sobre o globo da terra;

Deus já te deu o maior presente que você poderia ganhar: João3:16 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Receba esse presente, que é o amor de Deus em Jesus Cristo, e seja feliz.

1 Coríntios 15:58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.

Continue firme com sabedoria na matemática da vida que Deus preparou para você, e o seu trabalho no Senhor não será vão, mas terá sucesso.

Salmos 90:12 Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.

Que seus dias e anos sejam vividos na sabedoria de Deus, e que na matemática da vida você alcance os resultados positivos que espera. Conte com Deus e siga firme e constante para o alvo, pois nEle o nosso trabalho não é vão.

Graça, paz e misericórdia em Cristo nos sejam multiplicadas.

Um abraço, Reinam.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Então, virá o fim.


Atos 2:20 O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e glorioso Dia do Senhor.

Mateus 24: 3 No monte das Oliveiras, achava-se Jesus assentado, quando se aproximaram dele os discípulos, em particular, e lhe pediram: Dize-nos quando sucederão estas coisas e que sinal haverá da tua vinda e da consumação do século. 4 E ele lhes respondeu: Vede que ninguém vos engane. 5 Porque virão muitos em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos. 6 E, certamente, ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; vede, não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim. 7 Porquanto se levantará nação contra nação, reino contra reino, e haverá fomes e terremotos em vários lugares; 8 porém tudo isto é o princípio das dores. 9 Então, sereis atribulados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações, por causa do meu nome. 10 Nesse tempo, muitos hão de se escandalizar, trair e odiar uns aos outros; 11 levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos.

12 E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos. 13 Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo. 14 E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim.

Muitas calamidades tem acontecido ao redor do mundo, é nítido aos olhos dos que realmente crêem no Senhor, que se aproxima o tempo do fim.

Com relação a esses sinais relatados em Mateus 24: 3-14, o verso 7 contém a informação “terremotos em vários lugares”. Esses terremotos sempre aconteceram, porém apenas algumas regiões em particular têm por característica comum, a ocorrência desses abalos sísmicos. Vemos entretanto, que nesses últimos tempos a expressão “terremotos em vários lugares” está em pleno cumprimento. Veja as notícias abaixo:

15/11/2007 01:04:00 - Terremoto no Chile atinge Brasil

A intensidade do tremor, que teve epicentro 1.632 km ao norte de Santiago do Chile, no Deserto do Atacama, foi tão grande que chegou a ser sentida, por até 40 segundos, em algumas áreas de pelo menos quatro estados brasileiros: Distrito Federal, Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná.

Moradores de cidades dos estados brasileiros atingidos sentiram leves tremores nos andares superiores de prédios mais altos. Ninguém se feriu. Na capital paulista, algumas pessoas que trabalhavam na Avenida Paulista chegaram a abandonar edifícios.

Esse abalo sísmico de 7,7 graus de intensidade na escala Richter, que causou prejuízos e deixou pelo menos dois mortos e cem feridos no norte do Chile, aconteceu quase três meses depois de um forte terremoto de 7,9 graus na escala Richter que deixou 595 mortos, 318 desaparecidos e mais de 20 mil feridos no Peru.

Agência Estado - Após esses incidentes no Chile e Peru, no último domingo, 09/12/2007, por volta da 0h03min , um tremor de terra estimado em 4,9 pontos na escala Richter atingiu o município de Itacarambi, no Norte de Minas Gerais, derrubando casas e matando uma criança em Caraíbas, distrito a 35 km do centro de Itacarambi. A menina Jeissiane Oliveira da Silva, de 5 anos, morreu após um muro atingir o quarto em que ela dormia com a irmã gêmea, que foi hospitalizada. O irmão da vítima, de 7 anos, que também estava no quarto, não sofreu ferimentos.


Segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), o abalo sísmico está entre os 15 maiores tremores brasileiros.


Em dezembro de 2004 a Tsunami no Oceano Índico que devastou a Indonésia e países da região, registrou aumentos de 30 cm no nível das águas da Baía de Guanabara no Rio de Janeiro. Segundo a Marinha brasileira a velocidade média de propagação da onda foi estimada em torno de 706 km/h. É como se a natureza quisesse nos dizer que não estamos isolados dos fenômenos ao redor do mundo, todos esses acontecimentos concordam em um propósito, e juntamente prescrevem o alerta às palavras de Jesus.

Nesses último tempos por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos (Mateus 24:12), mas nos últimos dias o Senhor disse “derramarei do meu Espírito sobre toda a carne”, Atos 2,17.

Qual tem sido sua escolha? Ser frio, quente, ou morno? Mateus 24:13 Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.

Fontes:

Agência Estado, Marinha brasileira, ODia, O globo, Blog Então virá o fim.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

O pão nosso de cada dia dá-nos hoje.

Mateus 4, 4 Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.

Podemos ver nesse texto duas necessidades do homem, o alimento natural, pão, e o alimento espiritual, palavra de Deus.


1º Deus quer que sejamos dependentes dele:

Ao referenciar o texto com o termo “está escrito”, Jesus não só está utilizando a palavra de Deus a seu favor na luta contra o diabo, mas está revelando o desejo do coração de Deus, cumprindo essa verdade em sua vida. Ser dependente de Deus.

Esse texto foi relatado em Deuteronômio 8: 3 Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do SENHOR viverá o homem.

O povo de Deus estava sendo levado por Deus há uma terra que era muito prospera. Lê-se na continuação que era uma terra rica em metais, ribeiros de águas, fontes, mananciais profundos, era uma terra produtiva, terra de trigo e cevada, de vides, figueiras e romeiras; terra de oliveiras, de azeite e mel, eles comeriam o pão sem escassez e nada lhes faltaria nela. Mas queria lhes ensinar, e gravar bem em seus corações que o Senhor é quem lhes estava levando a essa terra, a fim de que tendo alcançado prosperidade, casas, e multiplicado suas fazendas e finanças, não se ensoberbecessem e dissessem: “A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas”.

Deus bem sabe de tudo que precisamos, e certamente nos suprirá em todas essas necessidades, mas deseja que sobre tudo busquemos o seu reino sobre nós, e sejamos dependentes do seu amor. Veja o texto:

Mateus 6: 31 “Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? 32 Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; 33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

Precisamos buscar o reinado do Senhor sobre nossas vidas. Jesus continua ensinando que devemos ser dependentes de Deus sempre, a cada dia.

Em Mateus 6 10 venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; 11 o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; Jesus concluiu a oração dizendo: v 13 “...pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!” Ele não está ensinando que Deus vai nos dar tudo que quisermos, mas que precisamos pedir a Deus para sermos dependentes dEle, a cada dia.

Muitas vezes quando fazemos nossos planos e estamos buscando bênçãos materiais dizemos “A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas”. Com outras palavras: “eu quero isso”, ou “aquilo”, pois na nossa mente já está embutido o pensamento de que temos direito a tudo que quisermos desse mundo, é uma fortaleza que o diabo cria na mente, sofismas, falsas verdades. Os comerciais dizem isso o tempo todo, nós crescemos ouvindo os anúncios publicitários nos levando a pensar assim. Quantos adolescentes e jovens pensam “Eu vou trabalhar, e ter o meu dinheiro, e comprar o que eu quiser”. Esses tipos de pensamentos nos levam com atitudes a dizer o que Deus anunciou ao povo de Israel, que eles diriam: “A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas”.

Deus deseja que rejeitemos esse espírito de auto-suficiência, e sejamos dependentes dele. O diabo disse a Jesus: “Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães”. Jesus, porém, respondeu: “Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”. Jesus poderia transformar as pedras em pães, mas como homem não estaria sendo dependente de Deus, mas sim do poder de ser o unigênito Filho de Deus. Jesus não usou do seu poder para benefício próprio em momento algum, tudo que fez, foi para a edificação do reino de Deus.

É verdade que Deus tem uma prosperidade para o seu povo, porém ela vem quando somos fiéis a Deus mostrando com nossas atitudes que desejamos ser dependentes dEle, e essa prosperidade vai além de coisas materiais.

Romanos 14:17 Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.


2º Deus quer o reconhecimento de seu senhorio em nossas vidas.

Uma mulher cananéia pede a Jesus para que ele cure sua filha de um espírito maligno.

Mateus 15: 26 Então, ele, respondendo, disse: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. 27 Ela, contudo, replicou: Sim, Senhor, porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos. 28 Então, lhe disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres. E, desde aquele momento, sua filha ficou sã.

Reconhecer o senhorio de Jesus com humilhação é um grande passo para alcançar o seu favor. Aqui a mulher aceita ser o "cachorrinho", pois certamente o Senhor lhe supriria, ainda que com migalhas de sua mesa. Você está pronto para dizer a Jesus: “Tu és meu dono Senhor, faça de mim como quiseres”. O pão que essa mulher apreciou foi a libertação de sua filha, quem sabe apenas uma migalha se comparada a toda a felicidade que sua vida seria dali em diante.

Mateus 6:26 Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?

“Não somos muito mais do que cachorrinhos? Somos filhos, honremos ao nosso Pai, sejamos sujeitos ao seu amor”.

3º A palavras que falamos são mais importantes do que o pão que comemos.

Mateus 15:1 Então, chegaram ao pé de Jesus uns escribas e fariseus de Jerusalém, dizendo: 2 Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? Pois não lavam as mãos quando comem pão.

17 Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre e é lançado fora? 18 Mas o que sai da boca procede do coração, e isso contamina o homem.

Muitas pessoas sofrem nos relacionamentos com as pessoas que mais amam, por que não sabem dar o alimento primordial, o amor, o carinho, palavras de incentivo, correção também, é claro, mas com sabedoria que una as pessoas, que as aproximem de você, e não trazendo divisão e rancor, palavras que ferem e matam. Nicodemos era dos fariseus, Jesus falou a verdade para ele, “necessário é nascer de novo”, mas com amor, de maneira que aproximou Nicodemos, o qual defende a Jesus: “Nossa lei condena alguém sem antes o ouvir?”João 7: 50 a 52.


4º As atitudes que vivemos e palavras que falamos procedem das palavras que ouvimos.

Mateus 16: 6 E Jesus lhes disse: Vede e acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus. 7 Eles, porém, discorriam entre si, dizendo: É porque não trouxemos pão. 8 Percebendo-o Jesus, disse: Por que discorreis entre vós, homens de pequena fé, sobre o não terdes pão? 9 Não compreendeis ainda, nem vos lembrais dos cinco pães para cinco mil homens e de quantos cestos tomastes? 10 Nem dos sete pães para os quatro mil e de quantos cestos tomastes? 11 Como não compreendeis que não vos falei a respeito de pães? E sim: acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus. 12 Então, entenderam que não lhes dissera que se acautelassem do fermento de pães, mas da doutrina dos fariseus e dos saduceus.

Quando ouvimos palavras, assistimos programas, nos envolvemos em conversas que são fermento de fariseus, nos contaminamos com elas, e o pão que comemos é ruim.

Mateus 13:33 Disse-lhes outra parábola: O Reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado.

O pão é um alimento feito de farinha, água e fermento e assado no forno.

  • Que tipo de fermento tem o pão que você se alimenta? São palavras que edificam sua vida em Deus?

  • Com que tipo de farinha tem sido misturado o fermento? Joio ou trigo? Sementes que Deus plantou ou sementes que o inimigo plantou?

  • Misturadas em água limpa, potável, ou em águas amargas? Em palavras que limpam purificam, ou sujam sua alma de maldades?

  • Só vá para a fornalha se o quarto homem estiver contigo, porque a fornalha em que o joio será lançado queimará eternamente.

5º Jesus é o pão da vida, quem comer desse pão não perecerá.

Mateus 26:26 Enquanto comiam, tomou Jesus um pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo.

João 6:31 Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer pão do céu. 32 Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: não foi Moisés quem vos deu o pão do céu; o verdadeiro pão do céu é meu Pai quem vos dá. 33 Porque o pão de Deus é o que desce do céu e dá vida ao mundo. 34 Então, lhe disseram: Senhor, dá-nos sempre desse pão. 35 Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.

João 6:58 Este é o pão que desceu do céu, em nada semelhante àquele que os vossos pais comeram e, contudo, morreram; quem comer este pão viverá eternamente.

Isaías 55: 2 Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares.

Não perca tempo com o mundo, não gaste tempo com o mundo, você é peregrino nessa terra, faça tudo para glória de Deus, faça tudo como que para o Senhor. Coma do que Deus tem para sua vida, edifique-se na palavra de Deus, e certamente você se deleitará com finos manjares de Deus para sua vida.

Graça e paz, Reinam.

Últimos Comentários